Política de Sustentabilidade

A Politica de Sustentabilidade da Caima desenvolve-se de forma coordenada com as restantes empresas do Grupo Altri e tem como objetivo estabelecer e implementar as condições que conduzam à satisfação das necessidades e expectativas dos clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e comunidade, cumprindo os objetivos estratégicos definidos pela Administração, no respeito pelo meio ambiente e em condições de sustentabilidade económica, numa perspetiva de melhoria contínua, de promoção da eficiência energética e da prevenção da poluição, das lesões, ferimentos e dos danos para a saúde dos trabalhadores. 

Para que tal possa ser alcançado continuamos a investir na redução do impacte ambiental da nossa actividade, no talento e nas condições de saúde e segurança dos nossos colaboradores, no diálogo com as comunidades que nos envolvem e na busca constante de produtos e serviços inovadores.

 

 

 

 

 

 

 

Gestão Florestal

O abastecimento de madeira à Caima é controlado de acordo com os requisitos da Cadeia de Responsabilidade FSC e PEFC, sendo ainda promovidas juntos dos seus fornecedores práticas de gestão florestal sustentável. É assumida como prioridade para o Grupo Altri a preservação da biodiversidade, sobretudo em áreas com um valor ecológico considerado relevante. 

Neste sentido, a Altri mantém e tem vindo a reforçar a sua atividade de forma a promover o restauro e conservação da biodiversidade, a praticar um modelo de gestão assente em princípios de valor acrescentado, a envolver de forma direta a comunidade e as autoridades locais, a promover a consciencialização junto de todos os seus stakeholders, incluindo os seus colaboradores de modo a que todos possam aderir aos princípios da defesa da bio-diversidade, a promover campanhas de divulgação e sensibilização dos valores da biodiversidade e a manter uma política de abastecimento que elimine ou evite a aquisição de madeiras a partir de fontes que violem as regras do FSC ou do PEFC, nomeadamente no que diz respeito à exploração ilegal de madeiras sem atentar ao valor da biodiversidade, ou proveniente de regiões onde os direitos civis são violados. 

Mais informações sobre a Gestão Florestal em www.altri.pt.

Ambiente

As questões ambientais são temas presentes e prioritários na gestão corrente da Caima, sendo sempre consideradas durante o estudo e execução de novos projetos, procurando uma melhoria considerável no desempenho ambiental. A Caima dispõe de um Sistema de Gestão Ambiental implementado e certificado em conformidade com normas internacionais. Neste âmbito, estão identificados todos os aspetos ambientais e avaliados os respetivos impactes para todas as atividades desenvolvidas, bem como implementadas as medidas de prevenção e mitigação associadas às mesmas.

 

Segurança e Saúde no Trabalho

Viver bem e com saúde é o objetivo que todos ambicionamos, para cada um de nós e para a nossa família. Também a Caima ambiciona esse objetivo para os seus colaboradores e respetivas famílias. Para isso, desenvolve iniciativas e diversos projetos que visam promover a saúde e o bem-estar, e que contam com uma participação inspirada, 

ativa e empenhada de todos. A prevenção e a vigilância da saúde dos colaboradores são asseguradas por serviços médicos internos devidamente equipados ou recorrendo a protocolos com instituições externas que prestam cuidados de saúde, utilizados pelos colaboradores e seus familiares.

 

Sistemas de Gestão e Certificações

Toda a atividade da Caima está devidamente enquadrada num sistema integrado de gestão, de acordo com a sua política de sustentabilidade, em harmonia com a natureza e a comunidade envolvente, sendo estipulados objetivos e metas que estimulam a melhoria do

 desempenho da empresa no que diz respeito aos seus impactes ambientais, energéticos, sociais, na saúde e segurança no trabalho e na qualidade do produto.

 

 

Responsabilidade Social

A Caima é responsável, de forma direta ou indireta, pela criação de cerca de 500 postos de trabalho com carácter permanente, dos quais cerca de 190 dizem respeito aos seus próprios colaboradores. A empresa conta com um grupo de profissionais altamente qualificado e cada vez mais jovem e aposta, de forma continuada, na formação dos seus colaboradores, promovendo regularmente programas de formação, interna ou junto de entidades externas. 

A Caima desenvolve uma política de apoio social e de inserção na comunidade, contribuindo para a formação dos jovens em idade escolar, proporcionando regularmente estágios profissionais e curriculares nas suas instalações. As parcerias com entidades institucionais ou outras empresas e a celebração de protocolos com estabelecimentos de ensino secundário e superior, são a base de várias parcerias de sucesso.