Grupo Altri

A Altri é um produtor europeu de referência no sector de pasta de papel, sendo um dos mais eficientes produtores da Europa de pasta de eucalipto branqueada.

Atualmente a Altri tem três fábricas de pasta de eucalipto branqueado - a Caima, a Celbi e a Celtejo - com uma capacidade anual nominal superior a 1 milhão de toneladas. A gestão florestal desempenha um papel central na atividade da Altri. Em Portugal a Altri gere cerca de 84 mil hectares de floresta certificada, o que que garante uma autossuficiência florestal da ordem dos 25%.

Complementarmente à actividade de produção de pasta, a Altri, através da EDP Bioelétrica, está presente no sector das energias renováveis, tendo em operação quatro centrais termoeléctricas a biomassa florestal - Constância (Caima), Figueira da Foz (Celbi), Mortágua e Ródão (Celtejo) - com uma potência eléctrica instalada total superior a 60 MW. Estas centrais produzem energia eléctrica a partir de biomassa, contribuindo para a diminuição do uso de combustíveis fósseis, reduzindo as emissões e dando um valioso contributo para a redução do risco de incêndios florestais.

A Altri é excendentária no que respeita a energia eléctrica. A energia utilizada nas suas fábricas é produzida em centrais de cogeração, integralmente a partir de combustíveis de base renovável. A cogeração é o processo através do qual se valorizam os sub-produtos da produção de pasta, com origem na madeira, produzindo vapor e energia eléctrica. Deste modo são satisfeitas as necessidades das fábricas e o excedente é injetado na rede eléctrica nacional.

A Altri está cotada na bolsa de valores de Lisboa, onde integra o seu principal índice, o PSI-20. Em termos de evolução bolsista, registe-se que a acção Altri iniciou a cotação  em Março de 2005 com um preço de 0,55€ por acção.

A Altri tem assentado o seu crescimento numa estratégia de aquisições transformadoras (Celtejo em 2005 e Celbi em 2006), na integração, consolidação e expansão das unidades adquiridas e no desenvolvimento de projectos que visem aumentar o valor acrescentado da matéria prima utilizada. A principal métrica financeira usada na avaliação dos projectos de investimento é o retorno do capital investido.

 

A ALTRI É UM PRODUTOR EUROPEU DE REFERÊNCIA NO SECTOR DE PASTA DE PAPEL, SENDO UM DOS MAIS EFICIENTES PRODUTORES DA EUROPA DE PASTA DE EUCALIPTO BRANQUEADA.