Projetos

Agenda TransForm
A Agenda Transform é uma iniciativa nacional única que visa desencadear a transformação estrutural do setor florestal português, intervindo de forma concertada em toda a cadeia de valor.  Materializa-se em 28 projetos colaborativos, mobilizadores e comp...
Agenda TransForm
Agenda TransForm

A Agenda Transform é uma iniciativa nacional única que visa desencadear a transformação estrutural do setor florestal português, intervindo de forma concertada em toda a cadeia de valor.  Materializa-se em 28 projetos colaborativos, mobilizadores e complementares entre si...

 

AGENDA

Agenda TransForm - Transformação digital do setor florestal para uma economia resiliente e hipocarbónica


LÍDER DO CONSÓRCIO

Altri Florestal

 

DESCRIÇÃO DA AGENDA

A Agenda Transform é uma iniciativa nacional única que visa desencadear a transformação estrutural do setor florestal português, intervindo de forma concertada em toda a cadeia de valor. Materializa-se em 28 projetos colaborativos, mobilizadores e complementares entre si, dos quais irão resultar novos produtos, processos e serviços, suportados em tecnologias digitais, com elevado grau de inovação, que contribuirão para uma gestão florestal mais sustentável e para a melhoria da eficiência das empresas, garantindo uma maior ligação aos mercados e consumidores.

 

Data de início:

23-07-2022 (assinatura do termo de aceitação) 

 

Data de fim:

31-12-2025

 

INVESTIMENTO DA AGENDA

129.259.945,65€

 

OBJETIVOS DA AGENDA

OG1. Inovar nas práticas de circularidade e resiliência nas cadeias de valor florestais

OG2. Impulsionar a transformação digital das cadeias de valor de base florestal

OG3. Reforçar o papel das florestas para o objetivo da neutralidade de carbono

 

RESULTADOS ESPERADOS DA AGENDA

Da Agenda Transform irão resultar 11 Produtos, Processos e Serviços (PPS):

PPS1. Biofertilizantes

PPS2. Bioquímicos: Ácido acético e furfural a partir de fontes renováveis

PPS3. Materiais reciclados e ecológicos à base de madeira

PPS4. Eco-design de mobiliário

PPS5. Equipamentos com reduzida emissão de carbono

PPS6. Serviços especializados para a gestão florestal

PPS7. Serviços data-driven de apoio à decisão

PPS8. 4HUB: Plataformas digitais e hubs de formação para o setor florestal

PPS9. Moldes para embalagens sustentáveis e biodegradáveis

PPS10. Indústria e logística sustentáveis

PPS11. Cadeias de valor de produtos florestais não lenhosos

 

ENTIDADE BENEFICIÁRIA

Caima, S.A.

 

INVESTIMENTO DO BENEFICIÁRIO

44.399.300,00€

 

Agenda TransForm
Armazém de pasta
O novo armazém de pasta entrou em serviço em Maio de 2018 e permitiu aumentar a capacidade de armazenamento e melhorar as condições do armazém.
Armazém de pasta
Armazém de pasta

O novo armazém de pasta entrou em serviço em Maio de 2018 e permitiu aumentar a capacidade de armazenamento e melhorar as condições do armazém.

Armazém de pasta
Linha de embalagem
A instalação da nova linha automática de embalagem teve dois grandes objectivos: substituir equipamento obsoleto e permitir a alteração das dimensões da folha de pasta, permitindo assim o alargamento do leque de potenciais clientes. Esta instalaç...
Linha de embalagem
Linha de embalagem

A instalação da nova linha automática de embalagem teve dois grandes objectivos: substituir equipamento obsoleto e permitir a alteração das dimensões da folha de pasta, permitindo assim o alargamento do leque de potenciais clientes.

Esta instalação arrancou em Junho de 2017.

Linha de embalagem
Ampliação da central de ar comprimido
O ar comprimido é a mais cara forma de energia utilizada pela indústria. Esta verdade, muitas vezes esquecida, levou a Caima a construir uma nova central para a produção e tratamento do ar comprimido alimentado à fábrica. A instalação de ...
Ampliação da central de ar comprimido
Ampliação da central de ar comprimido

O ar comprimido é a mais cara forma de energia utilizada pela indústria. Esta verdade, muitas vezes esquecida, levou a Caima a construir uma nova central para a produção e tratamento do ar comprimido alimentado à fábrica.

A instalação de compressores de velocidade variável e equipamentos de elevadas classes de eficiência permitem melhorar a performance energética da fábrica.

Ampliação da central de ar comprimido
Nova turbina
Em 2016 arrancou a nova turbina de contrapressão. Esta turbina aciona um gerador com 11 MW de potência nominal e é hoje uma máquina fundamental no sistema de produção de energia da Caima. A sua entrada em funcionamento permitiu assegurar a alimenta&cced...
Nova turbina
Nova turbina

Em 2016 arrancou a nova turbina de contrapressão. Esta turbina aciona um gerador com 11 MW de potência nominal e é hoje uma máquina fundamental no sistema de produção de energia da Caima.

A sua entrada em funcionamento permitiu assegurar a alimentação de todos os consumidores da fábrica de forma eficiente.

Nova turbina
Novo branqueamento
O novo branqueamento arrancou em Junho de 2015. Esta instalação também fez parte do projeto de conversão da fábrica para a produção de pasta solúvel. Processualmente esta é a parte da instalação onde se ajustam as caract...
Novo branqueamento
Novo branqueamento

O novo branqueamento arrancou em Junho de 2015. Esta instalação também fez parte do projeto de conversão da fábrica para a produção de pasta solúvel. Processualmente esta é a parte da instalação onde se ajustam as características mais importantes da pasta solúvel.

Soluções que utilizam tecnologia de ponta permitem produzir pasta de qualidade utilizando da forma mais eficiente a energia e os químicos utilizados.

Novo branqueamento
Nova evaporação
A nova evaporação de licor entrou em funcionamento em Outubro de 2014 e fez parte do projeto de conversão da fábrica para a produção de pasta solúvel. O aumento de capacidade conseguido com a sua entrada em funcionamento constituiu a base necess...
Nova evaporação
Nova evaporação

A nova evaporação de licor entrou em funcionamento em Outubro de 2014 e fez parte do projeto de conversão da fábrica para a produção de pasta solúvel.

O aumento de capacidade conseguido com a sua entrada em funcionamento constituiu a base necessária para a produção daquele novo produto; a instalação de evaporadores que utilizam as mais modernas tecnologias permitiram o aumento da eficiência energética da instalação.

Nova evaporação
O nosso website utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais.